FAQ

Economize tempo !

As respostas às questões mais freqüentes e importantes estão listadas abaixo.



Acessando o webmail


Para acessar o WebMail PubliHospeda você deve digitar o seguinte endereço no seu navegador: http://webmail.seudominio.com.br

Logo após, entre com o e-mail e senha de sua caixa postal.


AntiSpam no webmail


Para ativar o AntiSpam do seu WebMail PubliHospeda você deve seguir os passos abaixo:

1. Acesse o seu e-mail pelo Webmail;
2. Selecione "Opções" e depois "Anti Spam";
3. Em "Nível de Detecção de Spam", selecione qual nível desejar;
4. Caso queria utilizar uma pasta "Spam" selecione em "Pasta Spam";
5. É só se logar novamente que esta pasta aparecerá.


Atualizando o site


É muito fácil atualizar seu site!
Se você ainda não possui um programa de FTP, há várias opções disponíveis na Internet e de graça.

Após baixar o Programa de FTP:

Passo 1
Colocar o mesmo endereço que o do seu site trocando "www" por "ftp";

Passo 2
Login: O nome do site, sem o "www" e o ".com";

Passo 3
Senha: Informar a Senha enviada pelo PubliHospeda.


BlackList


Para ativar o BlackList no seu WebMail PubliHospeda siga os passos abaixo:

1. Acesse o seu e-mail pelo Webmail;
2. Selecione "Opções" e depois "Regras do Servidor";
3. Na Visualização Básica você escolhe "De";
4. No String coloque o E-mail que deseja bloquear ou caso queira bloquear um domínio digite *@dominio.com.br.


Como montar um formulário?


Formulários são usados na maioria das vezes com campos para preenchimento. O parâmetro Action é responsável por processar os dados do formulário.

Abaixo um exemplo de código do formulário:

<html>
<head>
<title>Simulador de Formulário</title>
</head>
<body>
<form method="post" action="http://scripts.hospedagemdesites.ws/scripts/FormMail.pl">
<input type=HIDDEN name="recipient" value="seuemail@seudominio.com.br">
<input type=HIDDEN name="redirect" value="http://www.paginaderedirecionamento.com.br">
<input type=HIDDEN name="subject" value="Exemplo de Formulário">
<table width="28%" border="1">
<tr>
<td height="19" width="25%">Nome: </td>
<td height="19" width="75%"><input type="text" name="nome"></td>
</tr>
<tr>
<td height="19" width="25%">E-mail: </td>
<td height="19" width="75%"><input type="text" name="email"></td>
</tr>
<tr>
<td height="19" width="25%">Telefone: </td>
<td height="19" width="75%"><input type="text" name="telefone"></td>
</tr>
<tr>
<td height="19" width="25%">Comentarios: </td>
<td height="19" width="75%"><textarea name="comentarios"></textarea></td>
</tr>
<tr>
<td height="19" width="25%">&nbsp; </td>
<td height="19" width="75%">
<input type="submit" name="Submit" value="Enviar">
<input type="reset" name="Reset" value="Limpar">
</td>
</tr>
</table>
</form>
</body>
</html>


Como transferir um site para o PubliHospeda?


Siga as recomendações para facilitar a mudança para o PubliHospeda.

Primeiro passo | Escolha o Plano que melhor lhe atenda
Como você já possui um Site, já tem uma idéia do que necessita. Então, preencha a Ficha de Inscrição com os dados solicitados. Clique aqui
Após a confirmação do pagamento, enviaremos um e-mail com informações adicionais e liberando o acesso ao serviço.
Não esqueça de manter o outro Provedor funcionando até que toda a Estrutura de seu site e E-mails estejam configuradas.
Assim você garantirá que nada fique fora no ar.

Segundo passo | Publique os arquivos no PubliHospeda
Após efetuar o pagamento e receber o e-mail de instruções você conseguirá publicar os arquivos de seu Site no PubliHospeda. Caso utilize linguagem de programação (ASP, PHP, dentre outras), deverá fazer ajustes na conexão com banco de dados ou utilização de componentes e funções.

Terceiro passo | Crie novamente seus E-mails no PubliHospeda
No e-mail de instruções você também receberá orientações para criar os E-mails.
Após a criação dos E-mails será necessário configurá-los nos computadores, caso utilize o Outlook. (Para configurar consulte nosso FAQ)

Quarto passo | DNS
Será necessário alterar no Registro.br os DNS´s.
Master: ns1.seudomínio.com.br
Slave1: ns2.seudomínio.com.br
O processo de alteração dos servidores DNS´s pode variar, não dependendo dos nossos serviços.

Quinto passo | Propagação na Internet
Ao alterar os DNS's do seu Site, ocorrerá um período de transição que dependerá da política de atualização de cada provedor de acesso à Internet.
A média de propagação é de 24 horas para domínios nacionais.

Sexto passo | Provedor antigo
Após terminada a propagação, você poderá cancelar o antigo provedor.
Não esqueça de baixar todos os e-mails e arquivos deste provedor.


Configurando E-mail no Outlook XP / 2003


Siga os passos abaixo:

1. No menu superior do Outlook, clique em "Ferramentas";

2. Selecione a opção "Contas de email";

3. Na tela "Contas de email", na categoria "E-mail" clique em "Adicionar uma nova conta de email" e depois no botão "Avançar";

4. Selecione o item POP3 e clique no botão "Avançar";

5. Na categoria "Informações do usuário", no campo "Nome" digite o seu nome e em "Endereço de e-mail", seu e-mail completo;

6. Na categoria "Informações do servidor", no campo "POP3", digite pop.seudomínio.com.br. Em "SMTP", digite smtp.seudomínio.com.br;

7. Na Categoria "Informações de logon", no campo "Nome de usuário", digite seu e-mail completo e no campo abaixo sua senha;

8. Clique no botão "Mais configurações";

9. Na aba "Servidor de saída" habilite a opção "Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação" e "Usar mesmas configurações do servidor de email de entrada";

10. Agora é só utilizar todas as possibilidades que o PubliHospeda te oferece.


Em qual pasta devo publicar o site?


O conteúdo deverá ser colocado na pasta "httpdocs", através de um programa de FTP.


O que preciso para ter um site?


Abaixo os passos iniciais:

Primeiro passo | Registrar um domínio
O primeiro passo é registrar um domínio (o nome do seu site) em órgãos competentes. Nós fazemos este trabalho para você! Clique aqui

Segundo passo | Hospedar-se no PubliHospeda
Após realizar o Registro do seu Site, você precisa que os arquivos sejam visualizados na Internet. Para isso é necessário que estes arquivos estejam hospedados em um Provedor de Hospedagem. Ao contratar os serviços do PubliHospeda, enviaremos um e-mail contendo todos os dados necessários para que seu Site esteja no ar 24 horas por dia. Escolha um dos nossos Planos. Clique aqui

Terceiro passo | Criar e Publicar o Site
Agora você precisa criar um site e adequá-lo da melhor forma para ser visto na Internet. Nós indicamos a Publionline Brasil. Conheça mais detalhes.


Política AntiSpam


A Publionline Brasil, de acordo com as melhores práticas da Internet, manifesta publicamente seu compromisso ANTI-SPAM.

Por ele nos comprometemos a dificultar, por todos os meios a seu alcance, a prática de SPAM e a divulgar o repúdio a essa prática, bem como o propósito de impedir que seus clientes a executem.

Em contrapartida, todo aquele que se torna um cliente Publionline Brasil aceita, integralmente e sem restrições, automaticamente, pelo simples ato da contratação do serviço PubliHospeda ou PubliMail, o compromisso de não praticar SPAM em qualquer de suas modalidades ou manifestações.

Sendo assim, todos os clientes Publionline Brasil se obrigam a seguir a norma de repúdio ao SPAM, responsabilizando-se pelo cumprimento da regra de não praticar SPAM em hipótese alguma e sob nenhum pretexto.

Caso seja constatado o envio de SPAM por algum cliente, seu “SITE” será retirado do ar nos termos previstos no Contrato respectivo, sem prejuízo das demais medidas cabíveis.

É vedado aos clientes do serviços PubliHospeda, o recebimento de mais de 10% de e-mails bounced*.

Desta forma, caso o cliente receba uma porcentagem de e-mails superior aos 10% acima especificados, haverá indícios suficientes para considerar que o “SITE” do cliente praticou SPAM.

*Qualquer tipo de erro que comprometa a entrega da mensagem ao seu destinatário. Um dos erros mais comuns é caixa postal de destino inexistente.

ESTE É O COMPROMISSO ANTI SPAM DA PUBLIONLINE E DE SEUS CLIENTES

O que é o SPAM

A Internet, atualmente, é um ambiente extremamente dinâmico, complexo e cheio de informações. O e-mail é um dos componentes da Internet, e hoje em dia é um dos principais meios de comunicação dentro dela.

Entretanto, este meio de comunicação vem sendo cada vez mais degradado pelo elevado número de e-mails, sem que tenha sido pedido pelo destinatário. Isso é o SPAM. Essa degradação se traduz em elevado uso de espaço para armazenamento das mensagens, sobrecarga dos servidores que administram e transmitem os e-mails, sobrecarga das redes de comunicação, etc.

Além disso, cada vez mais os e-mails não solicitados são ignorados pelos destinatários que passam, inclusive, a repudiar as empresas que os enviam.

Assim, até mesmo comercialmente o SPAM está se tornando algo altamente não recomendável.

Dicas para evitar o envio de SPAM

• Não envie “newsletters” pressupondo que os destinatários gostariam de recebê-las.
• Não compre listas de e-mails.
• Se algum visitante de seu site se cadastrar como seu cliente, isso não quer dizer que ele aceitou receber propaganda sua. Ele deve explicitamente pedir para receber seus e-mails de propaganda.
• Não tenha um campo de ”Cadastre seu e-mail” no seu site, sem seguir fielmente a “Confirmação Ativa” descrita neste documento.
Confirmação ativa de cadastro

A forma ideal de se fazer um cadastro de qualquer tipo para validar o recebimento de e-mails é através de um processo chamado de "Confirmação ativa de cadastro".

Ele se baseia em forçar um pedido explícito para um visitante se incluir no seu cadastro e portanto garantir que você tenha o aceite dele em receber comunicações futuras.

Esta técnica é particularmente útil naqueles casos em que você quer construir seu cadastro de e-mails sem correr o risco de ser acusado de envio de SPAM por ter aceitado um endereço sem a efetiva autorização do dono do endereço.

Como implementar a confirmação ativa:

1. Insira um “checkbox” bem claro, dizendo que o cliente concorda em receber informativos, comunicados e propagandas do site;

2. Envie um e-mail imediatamente ao endereço cadastrado com um texto muito claro e objetivo, apenas com a informação de que alguém indicou esse endereço de e-mail para continuar recebendo comunicações vindas do seu site, e se ele desejar realmente receber tais comunicações deverá responder ao e-mail com algum texto pré-definido;
3. Apenas se você receber tal resposta, e esta for afirmativa, insira o endereço de e-mail em seu cadastro;
4. Guarde o e-mail de confirmação pois será sua única prova do aceite explícito do visitante em receber seus comunicados.
Importante: Este processo não é uma garantia de que seu site não será acusado de SPAM, mas é uma forma de se proteger contra isso e de demonstrar boa-fé e transparência.


Relatório de visitas do site


O relatório de visitas utilizado pelo PubliHospeda é chamado de WebAlizer e pode ser acessado pelo seguinte endereço: http://seudomínio/plesk-stat/webstat/

Os principais termos estão explicados a seguir:

Hits: Um hit é qualquer resposta do servidor a uma solicitação feita pelo navegador. Isto inclui todas as respostas dos servidores, e não apenas arquivos de textos ou documentos. Se por exemplo uma página HTML tem duas figuras, o servidor gerará três hits se esta página for acessada: um hit para a página HTML e dois hits um para cada figura.

Arquivos: Se um visitante acessar uma página e o servidor exibi-la com sucesso ele retorna um arquivo para este pedido, e isto é contado como uma resposta. Todas as repostas são contadas como um arquivo.

Páginas: São todos os arquivos que tem a extensão .html ou as páginas principais (index) de cada diretório. Este número permite uma estimativa dos números de transferências de documentos pelo seu servidor. O relatório analiza os arquivos texto (documentos) em Páginas. Estes dados não incluem imagens, Scripts CGIs, Java applets, e outras páginas a não ser .html ou .texto.

Visitas: Toda vez que uma solicitação é feita ao servidor, a partir de um endereço IP, calcula-se o período de tempo decorrido desde a última solicitação feita pelo endereço (se houver). Se a diferença de tempo for maior que 30 minutos, considera-se uma "nova visita" e este total aumenta (tanto para o site quanto para o endereço IP). Então, se um usuário visitar o seu site às 13 horas e retornar às 15 horas, serão registradas duas visitas.
Obs.: Visitas somente ocorrem nas solicitações de "Páginas", ou seja, para qualquer solicitação cujo URL seja um dos tipos de página. Devido à limitação do protocolo HTTP, a rotações de log e a outros fatores, este número não deve ser considerado como totalmente exato.

Endereços: Mostra de qual servidor de acesso os visitantes de seu site utilizaram.

Kbytes: Estas são as estatísticas de dados transferidos, durante o período analisado pelo relatório. Você pode analisar a quantidade de transferências de dados mensal de seu site, através desse item, embora a tranferência considerada para a cobrança é a soma de todos os seus sites, serviços de e-mail, FTP, etc. Não baseie-se neste item para calcular o consumo a ser cobrado pela LocaWeb.

Estatísticas Diárias: Os números contabilizados pelas principais variáveis, a cada dia do mês, bem como um gráfico de exibição para as mesmas. Assim é possível definir os dias em que o site obteve mais acessos.

Estatísticas por Hora: Os números contabilizados pelas principais variáveis, por hora, bem como um gráfico de exibição. Assim é possível definir quase os horário em que o site é mais acessado.

TOP URL: As URLs mais acessadas no site.

TOP URL por Kbyte: As páginas que foram acessadas e que ocupam mais espaço no servidor.

TOP Entry Pages: Entry page, significa a primeira página que um usuário acessa quando vai ao seu site. Assim, aqui mostra os principais pontos de acesso ao seu site.

TOP Exit Page: Exit Page, é a última página que o usuário acessa antes de encerrar a conexão com o seu site.

TOP Sites: Mostra de onde estão conectados à internet (IP/hostname), os usuários que acessam o seu site.

TOP Sites kbytes: Quais os pontos de acesso a internet mais requisitaram páginas do seu site, medidos e em quantidade de kbytes transferidos.

TOP User Agents: Quais os principais navegadores internet são usados para acessar o seu site.

TOP Países: Mostra os países que mais acessam o seu site. Aqui vale ressaltar que o webalizer consegue essa informação através do registro reverso do IP que acessa o site. Com isso, ele consegue saber o domínio que está associado aquele determinado IP , e em conseqüência a que país pertence aquele domínio. Ocorrer que, nem todos os endereços IPs possuem seu registro reverso cadastrado, tornado difícil descobrir a que domínio/país o IP está associado. Para esses casos ele considera como "Unresolved/Unknow".



ATENDIMENTO


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